O Que é Marketing de Afiliado

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O Que é Marketing de Afiliado

O mercado de marketing de Afiliados é, nos dias de hoje, um dos mais prósperos em nível mundial. Com cada vez mais empresas e usuários em prol do mesmo objetivo, trabalhar com programas de afiliados tornou-se fundamental, tanto para as empresas que pretendem crescer e gerar mais vendas, como para os blogueiros e editores de conteúdos que procuram uma forma eficaz de rentabilizar seus sites e gerar mais leitores.

É uma modalidade de negócio online que te permite indicar produtos de terceiros e ganhar comissões pelas vendas.

E, obviamente, esse negócio é muito recomendado para quem ainda não tem um produto (ou simplesmente não quer ter) e quer ganhar dinheiro usando a internet.

E as vantagens de ser um afiliado são muitas, afinal você vai ganhar uma grana limpa, ou seja, não precisará pagar por infra-estrutura, por suporte, por taxas de vendas, não terá que ficar atendendo clientes (afinal os clientes não serão seus e sim do seu parceiro) e nada disso.

Tudo que você precisa fazer é contar as suas comissões e embolsar os lucros.

Essa é a premissa básica. Mas não pense você que é só dizer para a sua lista ou audiência que te segue, que ela deve comprar X ou Z que ela vai comprar.

Não é assim. Você precisa seguir certos critérios. E é isso que separa os amadores dos profissionais.

 

O Que é Marketing de Afiliado

O Que é Marketing de Afiliado

 

COMO FUNCIONA MARKETING DE AFILIADO?

O Marketing de Afiliados uma estratégia ao mesmo tempo de divulgação/promoção e uma estratégia de monetização.

Vamos supor que eu tenho um blog ou site e que eu tenho várias pessoas interessadas em um determinado tema, por exemplo, em cães. E além disso, eu tenho um conhecido meu que produz cursos online sobre cães: como você adestrar seu cão, e assim por diante.

Eu posso divulgar os produtos dessa pessoa e ganhar dinheiro a partir da promoção desses produtos para minha audiência, sendo comissionado pelas vendas que eu gerar. Isso é marketing de afiliados.
No marketing de afiliados, há três papéis: um papel é o produtor/lojista/vendedor. Ele é um e-commerce, um produtor de curso online, de ebooks ou uma startup que está oferecendo algum serviço online ou divulgando algum produto na internet em busca de clientes.

O segundo pilar do programa de afiliados é o promotor ou afiliado. Ele vai divulgar os produtos do produtor ou do lojista para os consumidores, que correspondem justamente ao terceiro pilar.

A partir do momento em que um cliente compra um produto do lojista através do afiliado, o intermediário é remunerado por isso. Ele ganha um percentual das vendas que foram geradas por ele.
Se você deseja aprender a se tornar um bom afiliado, eu apresento um bom treinamento nesse post.

 

QUEM GANHA COM O MARKETING DE AFILIADO?

Nesse jogo, as três partes ganham. O produtor tem acesso a um mercado que ele não tinha anteriormente. O afiliado consegue monetizar sua audiência, ganhando dinheiro pelas recomendações que ele faz.  E o cliente tem acesso a vários produtos e serviços de qualidade, que ele de repente não conheceria se não existisse o afiliado.
Nesse jogo, há uma parceria entre o produtor/lojista e o afiliado. O afiliado envia tráfego para o produtor/lojista e ele faz a venda dos produtos para esse público. E aí eles atuam em conjunto para gerar negócios, para gerar vendas, através da internet.

Para o produtor, isso traz algumas vantagens. A primeira é que ele não precisa se preocupar com divulgação do seu produto. Ele pode focar, exclusivamente, no negócio dele, que é o que ele sabe fazer. Além disso, o produtor divide um pouco o risco financeiro dos anúncios. Ou seja, ele não precisa despender recursos, a priori, comprando propaganda, já que o próprio afiliado vai trazer leads possivelmente interessados naquele produto.

Para o afiliado também é algo muito interessante. Ele não precisa se preocupar em criar produtos e oferecer para o público. Ele consegue indicar o produto de alguém e ser remunerado por isso, sem que ele precise dar suporte, sem que ele precise produzir material e dar atendimento a esses clientes.
Além disso, o afiliado consegue ter uma alta lucratividade por que seus custos são baixos. Na verdade, ele tem o blog dele e vai produzir conteúdo relevante, se tornar referência na sua área e atender o seu público com produtos de qualidade.

Se você deseja aprender a se tornar um afiliado de sucesso, leia esse post.

 

ONDE ENCONTRAR PRODUTOS DIGITAIS PARA INDICA

MARKETING DE AFILIADO

A plataforma mais conhecida no Brasil, que é a que eu uso e recomendo, é o Hotmart e a Eduzz Lá, você encontrará milhares de produtos (bons e fracos) para você promover.

O cadastro é grátis e você pode escolher quantos produtos quiser. Alguns é necessário que o produtor (como é chamado o dono do produto) aceite o seu pedido de afiliação ao produto dele.

A dica é você procurar por produtos que atendam os desejos da sua audiência, que paguem boas comissões (uma boa comissão: 25% a 70% do valor do produto) e que seja bem avaliado por pessoas que já o compraram.

 

PROFISSÕES DO FUTURO – MARKETING DE AFILIADO

Existem várias pessoas que hoje são afiliados profissionais. leia esse post.